O Dia Internacional Contra a Corrupção, assinalado anualmente a 9 de dezembro e instituído pelas Nações Unidas, pretende alertar para os impactos da corrupção e para a importância de fortalecer mecanismos de prevenção em todas as instituições.
No Município de Paços de Ferreira “este compromisso tem vindo a ser garantido através do cumprimento integral do Regime Geral da Prevenção da Corrupção, incluindo o Canal de Denúncia, operacional desde o primeiro dia da sua obrigatoriedade legal”, assegura a autarquia.
Três anos após a 1.ª revisão do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPRCIC), o Município iniciou, recentemente, um novo ciclo de trabalho e realizou uma reunião de arranque com todos os dirigentes municipais, dando início à preparação da 2.ª revisão do Plano, cuja entrada em vigor está prevista para 2026.
“Esta atualização permitirá reforçar a prevenção, integrar boas práticas e consolidar uma cultura organizacional baseada na ética, transparência e responsabilidade”, refere o município, reafirmando “o seu compromisso permanente com a integridade pública e com a construção de uma administração local transparente, eficiente e próxima dos cidadãos”.

