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Mercadona reforça compromisso com o meio ambiente

Supermercado Mercadona em Penafiel

Fotografia: Mercadona

A Mercadona está a reforçar o seu compromisso com o meio ambiente, assumindo os desafios e as preocupações da Sociedade e, por isso, dedica-se cada vez mais a continuar a cuidar do planeta. Assim, a empresa dá continuidade à Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025, na qual prevê investir mais de 140 milhões de euros.

Fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, a Mercadona implementa hoje, dia 26 de março, o conceito de Loja 6.25 no supermercado de Penafiel, localizado na rua Professor Diogo Freitas do Amaral, nº 218, Guilhufe. Este conceito de loja pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno.

A Mercadona adaptou um total de 72 lojas em Espanha e Portugal ao modelo de Loja 6.25, uma loja mais amiga do ambiente, que será alargado a toda a cadeia durante 2021

Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular.

A Mercadona irá disponibilizando mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, onde, além disso, “O Chefe” poderá também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona.

Assim, com vista à implementação deste conceito de loja, integrado na Estratégia 6.25, vai ser desenvolvido um conjunto de seis ações, que passam por eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (concluída), eliminar os descartáveis de plástico de uso único, diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025), promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis, reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas e formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.

A meta, até 2025, é o triplo objetivo de reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações.

140 milhões de euros na Estratégia 6.25

A Estratégia 6.25, vai representar para a Mercadona um investimento de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

No passado mês de janeiro, foi alcançado o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções das suas lojas. Agora, a empresa oferece aos seus “Chefes” sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico e dispõe ainda de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 representa uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

Mercadona com política de ação social sustentável

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que concerne à componente social e ética através de diferentes formas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado. Como parte desta política, a Mercadona colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Portugal e Espanha, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos organizadas pelas mesmas.

Em 2020, a empresa doou a todas estas entidades e organizações um total de 17.000 toneladas de alimentos, 15.800 em Espanha e 1.200 em Portugal, quantidades que têm aumentado desde que a empresa tomou a decisão de reforçar os processos de doação de produtos de primeira necessidade a Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os quais vimos a colaborar habitualmente. Da mesma forma, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico. Para além disso, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhora da qualidade do ar nas cidades através da utilização de camiões e carrinhas propulsados por tecnologias mais limpas e eficientes.

Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a empresa dispõe de 1.350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, colocados nos estacionamentos em mais de 500 lojas.

A Mercadona começou a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em 2017 com a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar esse número durante o ano de 2021.

A Mercadona integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

Em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.

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