A rede de supermercados Mercadona assinou um acordo de colaboração com a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, uma IPSS do concelho de Penafiel. Desde a abertura do supermercado no concelho, todos os dias são doados bens essenciais à associação.

“Todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, esta instituição desloca-se à Mercadona para recolher várias caixas de doações compostas por bens essenciais, alimentares e não alimentares (…). Destas doações fazem parte, por exemplo, fruta, legumes, carne, peixe, lácteos e charcutaria”, explicou o grupo em comunicado.

A Associação para o Desenvolvimento de Figueira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) penafidelense, que há mais de 25 anos luta para responder a situações de emergência social e inclusão social.

Segundo a Mercadona, o objetivo desta parceria é “apoiar a associação nas refeições que prepara e serve diariamente aos mais desprotegidos e vulneráveis, tais como, a Casa Abrigo, a maior casa abrigo do país que acolhe vítimas de violência doméstica” e também aos idosos que acompanha e às pessoas carenciadas do concelho.

Num compromisso “de que cada loja Mercadona colabore diária e diretamente com uma cantina Social de proximidade”, este tipo de parcerias existe também noutros concelhos, como a ASAS, em Santo Tirso e a Casa do Povo de Ermesinde, em Valongo.

No total, através destas ações, que se inserem na Política de Responsabilidade Social da Mercadona, já foram doadas mais de 600 toneladas de bens de primeira necessidade a instituições portuguesas dos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

ouro e prata