monumento lousada 1

O Bispo do Porto, D. Manuel Linda, inaugurou e benzeu no domingo o Memorial de S. Tiago e de Nossa Senhora Virgem do Pilar em Lustosa, freguesia do concelho de Lousada.

Com uns “imponentes” 12 metros de altura e cerca de 25 toneladas de granito, a obra foi construída por José Carlos Coelho, escultor pacense, com quem o IMEDIATO esteve à conversa.

“A Paróquia de Lustosa desafiou-me a esculpir um memorial para perpetuar os nomes dos párocos que passaram por lá deste há 900 anos e para evidenciar a relação entre S. Tiago e a Nossa Senhora Virgem do Pilar. Demorou quase dois anos a concluir”, contou.

113811445 4830241097001972 4013903141639059062 n 1
José Carlos Coelho, escultor pacense

José Carlos Coelho explicou a relação entre as duas figuras: a Nossa Senhora Virgem do Pilar “entrou para a história” ao aparecer ao padroeiro de Lustosa durante um “momento de fraqueza” para o motivar.

O memorial conta ainda com uma representação do povo de Lustosa, através de quatro mãos que “elevam” a Nossa Senhora. “Representa o acreditar na capacidade do poder divino e do esforço”, explicou ao IMEDIATO.

Segundo o escultor de Paços de Ferreira, até agora os comentários acerca da obra têm sido “bastante positivos”, sendo que o “melhor elogio” veio do próprio Bispo do Porto, que considerou que era um memorial ‘digno de qualquer capital ou grande cidade’.

“Sinto-me orgulhoso, porque sei que daqui a 2.000 anos aquele imponente memorial vai continuar de pé”, contou o artista, que sonhava em trabalhar na arte da pedra desde os 12 anos.

José Carlos Coelho explicou ainda que o projeto “englobou várias pessoas”, entre as quais a empresa Neto e Companhia, de Freamunde, que tem atuado como “uma espécie de mecenas da arte do concelho”.

estatua 1
O monumento inaugurado pelo Bispo do Porto tem 12 metros de altura

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.