bombeiros 1

Penafiel celebra este domingo, dia 3 de março, o 249.º aniversário da Elevação da Vila de Arrifana de Sousa a Cidade de Penafiel. Nesse mesmo dia, durante o qual se assinala o 20.º aniversário da Geminação com Sainte-Geneviève-des-Bois, serão homenageadas personalidades da área da Proteção Civil, entre as quais antigos comandantes e membros das direções das associações de bombeiros do concelho.

Ao longo do mês de março, a cidade de Penafiel vai realizar diversas iniciativas, para assinalar os 249 anos da sua elevação ao estatuto de cidade.

O momento alto das celebrações acontece no domingo, dia 3 de março. Pela manhã, às 9h30, terá lugar o hastear das bandeiras no edifício dos paços do concelho. Segue-se, às 11h30, uma eucaristia em honra dos autarcas e funcionários falecidos.

De tarde, a partir das 15 horas, o Museu Municipal de Penafiel vai acolher a sessão solene do 249º Aniversário da Elevação a Cidade de Penafiel e do 20º Aniversário da Germinação com Sainte-Geneviève-des-Bois.

Durante a cerimónia, serão prestadas homenagens a vários elementos ligadas à área da Proteção Civil. António Alberto Vieira Simões, António Ribeiro Rodrigues, António da Silva Rodrigues Fontes, Francisco Pereira Moreira, José Maria dos Reis Sousa, Manuel Luís Soares das Neves e Vítor da Cunha Rocha vão receber as Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel. Já as Medalhas de Mérito Municipais Douradas vão ser atribuídas a Manuel Filipe Serralva Alves, Pedro Luís Moreiras Nunes Ferreira e António Vieira dos Santos.

Em dia de aniversário, será ainda apresentado o novo projeto municipal, intitulado “Ponto C – Cultura e Criatividade”. Um novo espaço no coração da cidade de Penafiel que será um marco cultural, constituindo-se como um ponto de encontro, de partilha da nossa cultura e ainda um palco que atrairá a Penafiel o melhor da criação artística do país e do mundo.

No programa “Penafiel Cidade há 249 anos” está já incluída a Rota da Lampreia, que decorre até 31 de março, e o Dia Municipal do Bombeiro, com o habitual desfile, no dia 10 de março, das corporações de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.

Ao longo de março, o Museu e a Biblioteca Municipais vão receber várias iniciativas. No dia 2, pelas 15h00, a Biblioteca recebe a apresentação do livro “Um ilustre Republicano Penafidelense: Dr. Joaquim Cotta (1873-1957)” e, no dia 9, pelas 10h30, os “Sábados em Família – À descoberta de Penafiel com o Jogo da Glória”. A “Hora do Conto – Lendas de Portugal: as Lendas de Penafiel” estará disponível por marcação prévia durante todo o mês.

Por sua vez, o Museu Municipal acolhe, no dia 9, pelas 21h30, a peça de teatro contemporâneo “Perfídia Promessa”; no dia 15, às 21h00, a apresentação dos livros “Raízes do tempo: À volta de Padre Américo” e “Padre Américo: Frei Junípero de Lume Novo”; no dia 16, pelas 16h30, a inauguração da exposição “30 Collages”; no dia 24, às 11h00, o “Yoga no Museu”; e, por último, no dia 31, das 15h00 às 18h00, a iniciativa “Abraçar Penafiel”.

De recordar que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, desta forma, uma das cidades mais antigas do país.

As Medalha de Ouro Municipal dos 249 anos da cidade de Penafiel vão ser atribuídas a:

António Alberto Vieira Simões – Professor, foi vereador na Câmara Municipal de Penafiel e está ligado ao Futebol Clube de Penafiel. Fez parte da direção do Conselho Fiscal dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, foi membro da assembleia-geral e presidente da associação durante 15 anos.

António Ribeiro Rodrigues, mais conhecido por Paulino – Foi Polícia de Segurança Pública e tem uma ligação de décadas aos Bombeiros Voluntários de Penafiel, onde foi comandante durante mais de 13 anos, saindo por limite de idade quando completou 65 anos.

Francisco Pereira Moreira – Professor do ensino secundário, foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

António da Silva Rodrigues Fontes – Foi presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios durante 20 anos, tendo uma ligação de mais de 30 à corporação.

Manuel Luís Soares das Neves – Foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios durante 11 anos. Na corporação, foi ainda presidente do conselho fiscal, tesoureiro, vice-presidente da direção e segundo comandante.

José Maria dos Reis Sousa – Foi presidente dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa em diferentes momentos.

Vítor Rocha – Foi secretários da direção dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa durante dez anos e comandante.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *