O presidente da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), Nuno Brochado, acompanhado de Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e de Carlos Leão Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, deu esta sexta-feira as boas vindas aos expositores que integram a 14.ª edição do Flores & Sabores, evento promovido pela Associação, que decorre até domingo – Dia da Mãe – na principal artéria da cidade de Penafiel.
Até domingo, a cidade de Penafiel está transformada num imenso jardim florido, com hortos espalhados ao longo da rua principal, aos quais se juntam os doces tradicionais, a mostra de artesanato, a exposição de carros antigos das três corporações de Bombeiros do concelho, a exposição de motorizadas clássicas e, amanhã e domingo, dias 3 e 4 de maio, a exposição de bonsai nos jardins da Biblioteca Municipal.
Nuno Brochado, presidente da Associação Empresarial de Penafiel, destacou a importância das parcerias no sucesso das iniciativas, assim como o facto de o Flores & Sabores estar a crescer, com cada vez mais expositores a manifestar interesse em participar no evento. “Nós temo-nos habituado a trabalhar em parcerias, porque é uma das formas mais simples de trabalhar e de ter resultados. O número de participantes aumentou este ano, há mais solicitações, mas também temos que perceber as restrições. Mas os desafios são colocados e nós também temos que procurar as soluções”, referiu.
Segundo Nuno Brochado, esta festa pretende cada vez mais dar a conhecer as tradições e cultura de Penafiel. “A tendência deste festival começa a partir para as tradições de Penafiel, a doçaria, o artesanato e começamos a ter a solicitação de outras atividades ligadas às tradições de Penafiel para o evento. Por isso o embrião foi lançado, e como tudo na vida vai evoluindo, vamo-nos adaptando e no futuro, provavelmente haverão novidades”, concluiu.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, assegurou que este é “mais um evento que orgulha a cidade, que resulta muito bem”. “A cidade fica mais colorida e dá-se essa circunstância feliz, que não é resultado do acaso, é da programação cuidada que a nossa Associação Empresarial faz, de coincidir com o Dia da Mãe, o que traz mais gente para a cidade, para verem as flores e para comprarem flores nesse dia especial, do qual as flores fazem parte da tradição”.