Perto de duas centenas de iniciativas vão acontecer no concelho de Penafiel até setembro, no âmbito do “Sentir o Verão”. Organizado pela Câmara Municipal, com o apoio de várias instituições e coletividades do concelho, o programa contempla entre outros, música, teatro, dança, moda e vai acontecer em todas as freguesias do concelho.
“Este ano vamos ter três novidades, além do regresso do evento de moda Penafiel Fashion e de todas as iniciativas que estão previstas acontecer, nas mais diversas áreas”, afirmou Susana Oliveira, na apresentação do programa “Sentir o Verão”.
Na edição de 2018, fazem parte do programa três atividades que vão acontecer pela primeira vez. Estão são a Festa da Papuda – um doce típico de Entre-os-Rios, cuja receita está na mão de uma habitante local e que será recuperada; o Festival da Moura Encantada – que vai acontecer em Galegos, no Castro do Monte Mosinho e que é um espetáculo de música celta, com montagem de luzes e projeção de imagens; e a iniciativa Termas ontem e hoje – que vai acontecer nas Termas de São Vicente e pretende fazer uma recriação da época balnear nos inícios do século XX e apresentá-la nos dias de hoje.
“Este projeto é um esforço muito grande da autarquia que conta com a colaboração de várias instituições do concelho. Não conseguimos sozinhos concretizar tão vasto programa e contamos com as associações para dinamizarem umas atividades e para trabalharem em cooperação com a Câmara em outras”, referiu a vereadora.
Além das novidades, a iniciativa Sentir o Verão terá ainda exposições, atividade física e bem estar, desporto, moda, dança, música, jornadas, colóquios, aliando ainda a gastronomia, com os Festivais do Caldo Verde, do Melão Casca de Carvalho, do Caldo de Quintandona, entre outros, iniciativas que contam com o apoio das confrarias do concelho de Penafiel.
Da programação do “Sentir Verão” 2018 faz ainda parte o Penafiel Racing, um espetáculo dedicado aos desportos motorizados e que acontece entre os dias 15 e 17 de junho, o Campeonato de Aquabike e Jetski que vai decorrer na zona ribeirinha de Entre-os-Rios, numa organização da Federação Portuguesa de Motonáutica e da Câmara Municipal de Penafiel e a Sunsetride, uma competição de ciclismo indoor, que vai decorrer em junho.
No âmbito do programa, Penafiel vai receber novamente o Water Slide Summer, nos dias 30 de junho e 1 de julho e vai ser ainda palco da Noite Branca, do Verão em Família, do Dia dos Avós, da Noite Vermelha, do Festival Riverstone, em Rio de Moinhos, entre outros.
“Queremos fazer mais e melhor, chamar mais pessoas ao concelho, mais visitantes e proporcionar atividades variadas à nossa comunidade”, rematou Susana Oliveira.
A par com o Sentir o Verão, decorre ainda a campanha de sensibilização para a adoção de animais e a Missão Lixo Zero, que visa sensibilizar a população para a separação dos resíduos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *