A Rota do Românico foi distinguida com o terceiro lugar dos prémios “Destino de Turismo Cultural Sustentável 2018”, na categoria “Paisagens Culturais”, atribuídos pela Rede Europeia de Turismo Cultural.
A cerimónia de anúncio dos vencedores decorreu, ontem, 25 de outubro, na cidade de Pafos, Chipre, no âmbito da 11ª Conferência Internacional para o Turismo Cultural na Europa, subordinada ao tema “O património cultural como um ativo para o turismo responsável e sustentável”.
A Rota do Românico esteve representada pela Engª Rosa Cortez, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade parceira do nosso projeto desde a sua génese.
Os prestigiados prémios “Destino de Turismo Cultural Sustentável” são dinamizados, desde 2014, pela European Cultural Tourism Network (ECTN), sediada em Bruxelas, Bélgica.
Esta associação internacional, que se afirma como a única rede pan-europeia para o desenvolvimento e promoção do turismo cultural, é constituída atualmente por 29 membros de 19 países, incluindo 13 da União Europeia.
Neste Ano Europeu do Património Cultural, a edição – especial – dos citados prémios contou também com o apoio da Europa Nostra e da European Travel Comission.
Estes prémios pretendem reconhecer a excelência dos destinos turísticos culturais que se destacam pelas experiências proporcionadas aos visitantes, respeitando as tradições, o envolvimento das comunidades locais e o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis e responsáveis de turismo cultural.

Os prémios têm como foco sete categorias associadas ao património cultural: Religião e Peregrinações; Costeiro e Marítimo; Paisagens Culturais; Industrial e Militar; Casas Históricas, Aldeias e Cidades; Produtos Temáticos Transnacionais; Contribuições das Indústrias Culturais e Criativas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *