No ano em que o Moto Clube Vale do Sousa celebra 30 anos de existência, a cidade de Penafiel volta a acolher e comemorar a 22ª edição do “Dia Nacional do Motociclista”, nos dias 6, 7 e 8 de Abril, numa organização da Federação Motociclismo de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e do Moto Clube Vale do Sousa.
Do programa oficial constam várias atuações de grupos de música, com “The Step” e “Galandum Galundaina”, no dia 6, e no dia 7, com “Rock Luso” e “GNR”.
No dia oficial das comemorações, domingo, dia 8, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, serão recebidos no Museu Municipal de Penafiel, às 11h00, para uma visita guiada à descoberta do património e das tradições do território penafidelense. Às 14h00, os representantes dos Motoclubes e Grupos de Motociclistas, com os respectivos estandartes e bandeiras de clubes, saem em cortejo, da igreja do Sameiro, em direcção ao campo da feira, onde decorrerá, às 15h00, a sessão solene, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes.
A procissão até ao local da sessão solene, no campo da feira, incorpora o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.
As celebrações oficiais do “Dia Nacional do Motociclista” realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo percorrido, anos após ano, as principais cidades do país.
Segundo Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “o “Dia Nacional do Motociclista” vai trazer a Penafiel motociclistas de todo o país e do estrangeiro. Esta iniciativa faz parte da nossa estratégia de atrair grandes eventos para o Concelho de Penafiel. Durante este fim-de-semana, Penafiel vai receber o espírito e a alegria de dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses”.
Também Fernando Gomes, Presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, afirmou a importância deste dia. “Este é, sem dúvida, o dia mais especial do calendário anual do motociclismo em Portugal. E esta 22.ª edição, aqui em Penafiel, vai ser ainda mais especial, com o 30º aniversário do Moto Clube do Vale do Sousa. Desejo a todos os motociclistas um excelente encontro e que, durante estes dias, desfrutem da beleza da nossa cidade e da simpatia das nossas gentes”.
Manuel Marinheiro, Presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), deixou o convite para uma visita a Penafiel. “Dia 8 de Abril, de Moto todos os caminhos vão dar a Penafiel. Temos lá encontro marcado com todos os amigos, inclusive com aqueles que já nos deixaram e que iremos recordar com saudade prestando-lhes sentida homenagem. Durante o fim de semana o Moto Clube Vale do Sousa, como se constata no cartaz, leva a efeito um programa de animação para todos os que se deslocarem na véspera”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *