No dia em que celebrou 248 anos de elevação ao estatuto de cidade, Penafiel prestou homenagem à cultura, durante uma sessão solene que decorreu no Museu Municipal de Penafiel. No dia em que se lembrou o passado e se destacou o presente, Antonino de Sousa falou ainda do futuro e deu nota de que a estratégia do executivo que lidera para os próximos anos vai assentar em três domínios: “maior e melhor capacitação social, consolidação do impulso económico no concelho e reforço da qualidade dos serviços à comunidade”.
No seu discurso evocativo do 248.º aniversário da Cidade de Penafiel, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, garantiu que o município vai continuar a apoiar os mais desprotegidos, assim como vai implementar um projeto inovador de combate ao abandono escolar e à promoção do sucesso escolar.
Segundo o edil municipal, também é para continuar a aposta na atração de investimento e na criação de emprego, sendo agora o desafio “aumentar a capacidade de acolhimento de empresas com atividades diferenciadas, com potencial exportador e que privilegiem a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental”.
Durante as comemorações do Dia da Cidade, num ano em que foi homenageada a Cultura, Antonino de Sousa afirmou que neste mandato, será construído um novo equipamento cultural, no Cetro Histórico da cidade de Penafiel.

Num dia de festa na cidade de Penafiel foi atribuída a Medalha de Ouro do Município ao Cónego António dos Santos e ao Padre Abel Teixeira Sobrinho, a título póstumo. Receberam ainda esta distinção, José Coelho Ferreira, Vitorino Pereira Ferreira, o actor Martinho Silva, o ex-presidente da Câmara de Penafiel, Rui Silva e a Assembleia Penafidelense.
A Medalha de Mérito Municipal Dourada foi entregue a Ana Rita Melo, a Cidália Fernandes, a Duarte Vitória, à Escola de Dança Merenguita, a Gabriela Gomes, a Mafalda Rocha, a Francisca Portugal, a Marta Monteiro, Miguel Sousa, a Sebastião Borges e a Virgílio Carneiro.

Leia mais na edição da próxima semana do Jornal IMEDIATO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *