Penafiel continua a ser premiado e a ser considerado o melhor concelho do Tâmega e Sousa para “Viver”, “Visitar” e “Investir”, de acordo com a 6.ª edição do estudo Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, onde é medido o desempenho de marca dos 308 municípios portugueses.

Com uma forte execução positiva nas três vertentes em estudo, destaque para a área de investimento onde “Penafiel é o 33º município nacional com variação mais positiva”, que resulta directamente da pesquisa por parte de investidores, empresários e empreendedores, o que evidencia todo o trabalho efectuado pelo executivo na procura, captação e instalação de investimentos.

Penafiel em termos gerais ocupa este ano a posição 17 no ranking regional norte e a posição 50 em termos nacionais, dentro dos desempenhos dos últimos anos nas vertentes “viver” e “visitar” . De registar ainda o forte crescimento na variável “investir”, apesar da forte competitividade dos 308 municípios portugueses, conforme refere o estudo.

“O estudo “Portugal City Brand Ranking©” elege uma vez mais Penafiel como melhor concelho para “Viver” da região do Tâmega e Sousa. Resultado desta distinção contribui muito o trabalho intenso de afirmação, nas mais diversas áreas da governação municipal”, afirmou Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, dando como exemplo de trabalho os contratos de investimentos assinados recentemente que vão permitir atrair mais de 12 milhões de euros de investimento privado e criar mais de 1000 empregos, prioritariamente, para penafidelenses. “A captação de investimento e a criação de emprego têm sido uma das prioridades da nossa governação municipal. Ainda em 2018 o Município de Penafiel viu, pelo 3º ano consecutivo, ser-lhe atribuído o galardão de Município Amigo das Famílias, com a palma de ouro. Uma distinção que reconhece as políticas sociais e de proximidade do nosso Município, que tem sempre nos mais frágeis a sua principal prioridade. Um galardão que, no distrito do Porto e na nossa região do Tâmega e Sousa, só foi atribuído a Penafiel.”

A Bloom Consulting realizou o estudo “Portugal City Brand Ranking©”, abrangendo 308 municípios portugueses e classifica a sua atratividade e desempenho em três vertentes: investimento; turismo e habitante/talento/viver e contou com a análise de dados estatísticos de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Portal Pordata.

Este estudo inclui variáveis como o crescimento empresarial, a taxa de ocupação hoteleira, a criação de novas empresas, o índice de criminalidade, o poder de compra, os serviços de saúde por habitante ou a oferta cultural, o desempenho on-line do município, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *