Morreu o Coronel Rolando de Carvalho Tomáz Ferreira. Um dos Capitães de Abril, faleceu os 87 anos, na sua terra natal, em Penafiel.
Tomáz Ferreira nasceu em Penafiel a 31 de maio de 1931. A sua ligação à vida militar começa em 1950, quando entra para a Escola do Exército. A partir daqui, desempenhou várias funções militares, tendo sido um dos principais elementos do Movimento dos Capitães no Norte de Portugal, onde, segundo Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de abril, da qual Tomáz Ferreira também fazia parte e onde desempenhava funções de presidente da Mesa da Assembleia Geral, “desenvolveu forte atividade conspirativa que nos levaria ao 25 de Abril de 1974 e que permitira ao Movimento ter importante ação na operação libertadora dessa madrugada”.
Depois da Libertação dos Portugueses, Tomáz Ferreira continuaria a ser um dos principais elementos do Movimento das Forças Armadas no Norte do País. É apontado por muitos como “um dos pais da democracia e da liberdade”.
Viu o seu percurso ser reconhecido por diversas vezes, sendo uma delas na sua terra natal, onde foi galardoado com a Medalha de Ouro em 1999. Em Penafiel, Tomáz Ferreira era Vice-presidente da Mesa da Assembleia da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel e da Comissão Permanente dos Antigos Alunos do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, de Penafiel.
O velório do corpo de Tomáz Ferreira realiza-se esta terça-feiram, na igreja da Misericórdia de Penafiel, a partir das 18 horas, e o funeral parte quarta-feira, às 16h00, para o cemitério de Penafiel.

Câmara Municipal lamenta morte do Coronel
Em comunicado, a Câmara Municipal de Penafiel veio lamentar o falecimento do coronel Rolando de Carvalho Tomáz Ferreira, “cidadão honorário de Penafiel e uma figura muito importante para a liberdade e democracia em Portugal”.
Em nome do Município de Penafiel, o Presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *