endoenças 1

50 mil velas vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro, esta quinta-feira, dia 18 de abril, para assinalar a Celebração das Endoenças.

As comemorações têm início marcado para as 20h30, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor. Uma hora mais tarde, realiza-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Esta Procissão é acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.

No dia seguinte, 19 de abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor faz o percurso inverso, regressando à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

As Endoenças – conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, que ilumina as margens do rio Tâmega com milhares de tigelinhas – envolvem a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure, na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios.

Segundo a liturgia católica, esta celebração é uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, o conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.

As mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante as Endoenças são comparticipadas pelas Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *