A cidade de Penafiel ficou mais pobre. Manuel Mário Ferraz da Veiga Ferreira, o major Veiga Ferreira, faleceu esta madrugada com 83 anos, no Hospital Padre Américo, em Penafiel. Figura incontornável da história da cidade de Penafiel, Veiga recebeu a Medalha de Ouro do município no ano de 2014.
Homem das forças militares, das leis e das letras, formou-se em advocacia mas foi como militar que começou o seu longo percurso de vida. Corria o ano de 1958 quando foi incorporado na Escola Prática de Infantaria, em Mafra. Esteve em Angola, onde, como comandante da Polícia Militar, fez parte das principais operações militares levadas a efeito, nomeadamente, na “Pedra Verde”. Ainda em Angola, desempenhou funções de oficial encarregado das instalações do Campo Militar do Grafanil e de sub-director da Carreira de Tiro do mesmo Campo Militar.
Regressou à metrópole em novembro de 1963 e um ano e meio depois transitou para a GNR na seção de Penafiel, onde permaneceu durante 20 anos.
Pouco depois da promoção a Major requereu a passagem à situação de reserva para exercer a advocacia, profissão que exerceu até ao ano de 2012.
Veiga Ferreira foi também um homem das letras. Em 1974 assumiu o Jornal Penafidelense, um título centenário, que corria o risco de encerrar. A par com a publicação do jornal, organizou diversas atividades culturais. Fazia parte da Liga dos Combatentes e presidiu o núcleo de Penafiel entre 1996 e 2012.
Era cavaleiro da Venerável da Língua de Portugal da Soberana Militar e Hospitalária Ordem de S. João de Jerusalém, Cavaleiros Ecuménicos de Malta.
Ao longo da sua vida, recebeu várias distinções, entre as quais a Medalha de Honra ao Mérito “Grau Ouro” atribuída em 2013 pelo Presidente da Liga dos Combatentes.
Pelos relevantes serviços na vida militar e na vida cívica, pelo enorme contributo na preservação da imprensa local escrita, e desenvolvimento e valorização da atividade cultural na cidade de Penafiel, foi agraciado em 2014 com a Medalha de Ouro do Município de Penafiel.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *