Amanhã, dia 29 de Março, quinta-feira Santa, os Municípios de Penafiel e Marco de Canaveses assinalam, mais uma vez, a secular Celebração das Endoenças. As comemorações iniciam às 20h30, com a Missa da Ceia do Senhor, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão. 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração.
Por volta das 21h30 segue-se a procissão do Senhor dos Passos em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
As Endoenças constituem um evento de turismo religioso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios. Esta Procissão é também acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio.
No dia 30 de abril, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à sexta-feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, quinta-feira Santa.
À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante a celebração das Endoenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *