A Delegação Local da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) de Paredes celebra 25 anos de história.
Fundada no dia 22 de dezembro de 1992, a APD de Paredes é uma delegação formada por cidadãos com deficiência pertencentes à região do Vale do Sousa. Numa altura em que comemora um quarto de século de vida, a APD Paredes pretende reforçar a componente reivindicativa da associação. “A celebração de um quarto de século de história constitui-se como uma oportunidade de nos reencontrarmos com os motivos que fundamentaram a criação da Associação Portuguesa de Deficientes a nível nacional, ao mesmo tempo que propicia a projeção desta instituição no futuro. E neste sentido, o passado, o presente e o futuro têm algo que os une, no que à APD diz respeito, que é a identidade reivindicativa que, desde a fundação, faz parte da genése da associação, em prol da promoção da dignidade e dos direitos das pessoas com deficiência”, começa por referir Adão Barbosa, presidente da associação.
Um dos pontos altos do jantar de aniversário da associação é a homenagem a seis associados, sendo que um será condecorado com o título de Sócio Honorário e Benemérito, e cinco como Sócios Beneméritos. “A cerimónia de comemoração do aniversário da associação tem reservada para este ano a homenagem a alguns dos associados que mais ajudaram a Delegação Local da APD Paredes ao longo da sua história. Neste âmbito, pretendemos mostrar-lhes a nossa gratidão e reconhecimento, pois além do apoio dos sócios e das entidades públicas, a ajuda destes beneméritos revelou-se fundamental para o funcionamento desta associação, que pode agradecer a essas pessoas os 25 anos de história que já leva”, ressalvou o presidente da instituição, que tem como metas a atingir num futuro próximo o reforço da atividade desportiva da associação, quer através da consolidação da secção de basquetebol, quer através da criação de novas modalidades, e ainda a implementação de um Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de pessoas portadoras de deficiência. O reforço dos vínculos com a comunidade, e o estabelecimento de parcerias com entidades da região do Tâmega e Sousa são outros dos objetivos a atingir pela associação.
O jantar de Natal e aniversário da Delegação Local de Paredes da Associação Portuguesa de Deficientes está agendado para o próximo dia 2 de dezembro, na Quinta dos Amores, em Mouriz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *