A Igreja de S. Tiago de Carvalhosa vai receber no próximo sábado (14 de julho), pelas 21h30, uma noite de Fado de Coimbra, organizado pela assiociação ADATERRA. O concerto conta com a atuação de dois grupos de fado da cidade de Coimbra, o Grupo Fado ao Centro e Grupo Almedina.

A iniciativa da ADATERRA resulta de uma parceria com o Fado ao Centro, um projeto cultural de Coimbra que tem por missão a divulgação e promoção do Fado de Coimbra, a nível nacional e internacional. A sua atividade consiste, sobretudo, na realização de espetáculos de Fado de Coimbra na Casa Fado ao Centro – o Centro Cultural / Casa de Fados, em Coimbra, e um pouco por todo o país, assim como além-fronteiras.

O Fado ao Centro foi distinguido, em 2013, pelo jornal inglês The Guardian, como “um dos 15 locais de visita obrigatória em Portugal” e, em 2014, como a Instituição Cultural Zona Centro, vencendo o Prémio Cultural As Beiras 2014.

Ao longo dos últimos anos, o Fado ao Centro tem realizado inúmeros espetáculos, de Norte a Sul do país, em diversos tipos de eventos e festividades, assim como em algumas das mais prestigiadas salas de espetáculos de Portugal (CCB, Casa da Música, Teatro Baltazar Dias, TAGV, etc). No estrangeiro, tem vindo a realizar digressões em vários países, tais como, Cabo Verde, Brasil, Canadá, EUA, Espanha, Alemanha, Holanda, Áustria e França.

O concerto conta com a participação de antigos e atuais estudantes da Universidade de Coimbra que trazem o amor à universidade e a paixão pela cidade de Coimbra. O evento tem a duração de cerca de 1 hora e 30 minutos.

O espetáculo vai contar, ainda, com uma homenagem à Arquiteta Elisabete Barbosa, associada fundadora da Associação ADATERRA, falecida no ano passado.

A entrada é livre, no entanto, pelo cariz solidário do evento, o público é convidado a deixar um donativo para ajudar nas obras de restauro e conservação da Igreja de S. Tiago de Carvalhosa.

A Noite de Fado de Coimbra promete ser um momento único na região, marcada pela qualidade e excelência de dois grupos de Fado de Coimbra, embaixadores da Canção dos Estudantes a nível nacional e internacional.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Junta de Freguesia de Carvalhosa e Paróquia de Carvalhosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *