AEPF Formação Modular

Vai acontecer em Penafiel, de 1 a 11 de outubro, a primeira edição do concurso “Petiscando”, para “promover e divulgar a gastronomia do concelho junto da população em geral e de todos os visitantes”, tendo como base a confeção de pratos criativos e típicos da região.

“Esta iniciativa, como praticamente todas as que promovemos, tem como objetivo dinamizar o tecido económico do concelho de Penafiel, desta vez direcionado para a restauração e similares, após já termos tido outras iniciativas recentes que beneficiaram empresários de outros setores de atividade”, explicou o presidente da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), Nuno Brochado.

Assim, no concurso vão ser admitidos todos os estabelecimentos de restauração e similares do concelho de Penafiel, que deverão apresentar e servir durante os dias da iniciativa um petisco ou especialidade de referência do seu estabelecimento, com um valor nunca superior a 5 euros.

As iguarias de cada concorrente vão ser avaliados por um júri, “tendo em consideração alguns parâmetros de ponderação como a apreciação visual, degustativa, qualidade dos produtos, a criatividade assim como o atendimento e nome do petisco”.

No final do concurso serão premiados os três primeiros classificados do «Prémio do Júri», júri este que será composto por três elementos (dois da organização e um externo), e um outro prémio, o «Prémio do Público» que será atribuído ao estabelecimento que obtiver mais “gostos” na fotografia do seu petisco num álbum de fotografias do concurso que estará presente na página de Facebook da Associação Empresarial de Penafiel.

Os vencedores vão ganhar publireportagens e publicidade diversa na imprensa escrita local com edição impressa em Penafiel, de forma a apoiar a imprensa local, “também ela fustigada” pela pandemia.

Para participarem, os interessados devem inscrever-se gratuitamente até ao dia 28 de setembro de 2020 (inclusive), através do formulário que consta no site da AEP.