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Como cuidar do sistema de travagem do seu carro. Características dos discos e pastilhas de travão.

travagem

O sistema de travagem de um carro é uma parte importante do carro, pois é responsável não só pelo bom funcionamento do carro, mas também pela segurança do condutor e dos passageiros, bem como de outros utentes da estrada.

É necessário cuidar devidamente do sistema de travagem do automóvel sem a mínima avaria, a fim de assegurar o seu longo e útil funcionamento.

A chave para um funcionamento sem problemas dos freios do seu carro será a manutenção regular e a substituição dos consumíveis. Por exemplo, a intervalos de cerca de 10 000 km, será necessário trocar as pastilhas de freio gastas, e a cada 80 – 100 mil km deverá substituir um disco de freio. Não vale a pena negligenciar este serviço, uma vez que a eficiência de funcionamento de todo o sistema de travagem do automóvel depende diretamente do estado das pastilhas e dos discos.

SINAIS CARACTERÍSTICOS DE MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRAVAGEM

Pastilhas e discos de freios

As pastilhas e discos de freio (ou tambores) são as peças diretamente responsáveis pela travagem. Estes pares de fricção devem ser controlados com especial cuidado.

É difícil prever a vida útil exata das pastilhas: depende das características do carro, e do modo de condução. Portanto, os fabricantes são aconselhados a fazer uma intuspecção de controlo dos freios a cada 10 – 15 mil milhas, verificando, incluindo, a espessura dos calços dos freios. O crítico é a espessura residual das pastilhas de 2 mm.

Quanto aos discos, há muitos outros requisitos para eles, para além da espessura mínima. Uniformidade de desgaste, ausência de colarinhos e de trabalho, fissuras e lascas, distorção e escorrimento – a lista completa para verificação periódica. A maioria dos pontos, a propósito, aplica-se também aos tambores de freio.

PECULIARIDADES DA MANUTENÇÃO DE ALMOFADAS, DISCOS

Para prolongar a vida útil do sistema de travagem, os proprietários de automóveis devem inspecionar periodicamente as peças em busca de sinais de desgaste e avaria. Afinal de contas, se as peças avariadas forem substituídas atempadamente, é possível poupar custos de manutenção do automóvel.

Uma vez por ano, os mecânicos de automóveis recomendam a remoção completa dos freios – discos e tambores para a sua limpeza da sujidade, lubrificação com um agente especial e para inspeção de fissuras e lascas. Além disso, deve limpar os discos de freio durante todo o ano, dependendo de quão sujos estão.

Se houver uma fenda nos discos de freio, esta peça deve ser substituída com urgência, pois o disco pode deformar-se ou estilhaçar-se em consequência do calor. Outro passo importante no cuidado do sistema de travagem é verificar as pastilhas quanto ao seu desgaste. Deve-se prestar atenção à distância entre a pastilha e o disco.

Durante o funcionamento do freio, os discos podem desgastar-se, ou começam a ter uma deformação térmica, que ocorre como resultado da exposição a altas temperaturas e do arrefecimento repentino do metal. Isto acontece com bastante frequência quando se trava subitamente, após o que o carro passa por uma poça e a água fria entra no disco aquecido. Neste caso, mesmo discos de aço novos e recentemente instalados podem ser danificados, após o que o proprietário do carro tem de os substituir como um conjunto, levando a um aumento significativo dos custos.

O que precisa de saber para substituir os discos de freio

A instalação de um novo disco de freio num cubo não limpo pode causar desgaste desigual do disco de freio, vibração, e ruído durante a travagem. A contaminação e corrosão num cubo não limpo impossibilita a instalação adequada do disco de freio dentro das tolerâncias gerais de excentricidade radial.

Fonte de informação:

Informação sobre discos de freios de pecasauto24.pt

Informação sobre pastilhas de freio de motorspot.pt

 

 

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