Inauguracao do Centro de Interpretacao da Escultura Romanica Abragao

O Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER) foi inaugurado no sábado. Para o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, é “um equipamento muito importante” por “tudo o que representa” e por promover a vila de Abragão e a região.

O autarca penafidelense, citado em comunicado, também afirmou que o equipamento é “um dos mais modernos centros interpretativos do país”, que vai dar um “grande contributo” para uma melhor compreensão do românico.

“Vai ainda atrair visitantes, pessoas que procuram cultura, natureza e outro tipo de ofertas turísticas, situação que contribui para a economia local de qualquer território. Estamos perante um momento muito importante para a Vila de Abragão e para o Concelho de Penafiel”, considerou.

Já a diretora da Rota do Românico, Rosário Machado, considerou que a inauguração do novo polo foi um “dia muito especial”, ao abrir um espaço que “tem como principal função divulgar o rico património de Abragão” e de toda a região da Rota do Românico.

O CIER tem uma superfície de exposição com cerca de 300 metros quadrados, distribuídos por seis espaços temáticos, num percurso que aproveita as novas tecnologias para transmitir “conhecimentos únicos”.

116120847 3319129838109714 9024778744565825361 o

A ideia para a construção do polo surgiu em 2006, quando foram encontrados, durante obras de arranjo do Centro Cívico de Abragão, cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica.

O espaço está aberto de quinta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, sendo que às terças e quartas-feiras funciona mediante marcação prévia. A entrada é gratuita até setembro.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.