Site icon Imediato – Jornal Regional

Câmara de Penafiel canaliza verba de fogo de artifício de final do ano para os Bombeiros

bvpnf

 

Impossibilitados de reunir no tradicional Jantar de Natal, os Bombeiros Voluntários de Penafiel realizaram este sábado uma reunião vai Zoom, que juntou vários elementos da direção e comando, assim como bombeiros e outras entidades. No final da sessão, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel anunciou que os cerca de 10 mil euros direcionados para a sessão de fogo de artifício de fim de ano – que este ano não vai acontecer devido à pandemia – serão distribuídos pelas três corporações do concelho.

Na presença de várias dezenas dos seus bombeiros, Alexandre Alves, comandante da corporação da cidade de Penafiel, agradeceu o empenho de todos, e deixou uma palavra de reconhecimento aos seus familiares, “que nos incentivam, os que nos poem travões, os que fazem a diferença”. Não é fácil ser familiar de bombeiro”, afirmou.

Alexandre Alves agradeceu ainda à direção. “Não nos tem falhado e têm sido muitas as solicitações”, afirmou, afirmando que este foi “um ano extremamente exigente, com muito serviço, gastos a disparar. Neste momento estamos a pagar para socorrer as pessoas”.

Destacando o empenho de todos, assim como o apoio das entidades locais, caso da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, o comandante alertou para a necessidade de renovar a frota automóvel da corporação e pediu ajuda na aquisição de um veículo de socorro e de um veículo florestal de combate a incêndios.

Foi também das dificuldades que falou Eduardo Nunes, presidente da corporação, depois de agradecer o empenho de todos, numa altura em que a corporação teve quebras de receitas na ordem dos 45%.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacou “o papel extraordinário dos bombeiros, sempre incansáveis, destemidos, nunca recusaram ir cumprir a sua missão”. Recordou ainda os apoios dados aos bombeiros e a outras instituições em tempo de pandemia e garantiu o seu empenho para que os bombeiros sejam considerados prioritários no processo de vacinação contra a covid-19. “Têm de estar no mesmo patamar dos profissionais de saúde, porque os riscos que correm são iguais”, afirmou.

O autarca anunciou ainda que a verba de cerca de 10 mil euros que é utilizada na sessão de fogo de artifício do final do ano – que não vai acontecer devido às limitações impostas pelo estado de emergência – será distribuído pelas corporações de bombeiros do concelho.

Exit mobile version