Site icon Imediato – Jornal Regional

(Vídeo) Bombeiros de Entre-os-Rios celebraram 102 anos com três viaturas de prenda

BV entre os rios

Os Bombeiros de Entre-os-Rios celebraram o seu 102.º aniversário com a bênção de três novas viaturas: duas ambulâncias de transporte de doentes não urgentes e um veículo urbano de combate a incêndios.

Numa cerimónia que decorreu no passado dia 22 de junho, no salão nobre da corporação, foram atribuídas promoções e condecorações, tendo ainda sido entregues os capacetes a oito novos bombeiros que vão assim reforçar o corpo ativo.

Na sessão, Filipe Almeida, comandante dos Bombeiros de Entre-os-Rios, falou de um dia “de festa e de orgulho”, enaltecendo todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o desenvolvimento da instituição. “Quero prestar uma justa homenagem à direção da associação pelo trabalho desenvolvido, pelo reforço dos recursos e viaturas e pela aposta que tem feito no voluntariado”, referiu o comandante.

Filipe Almeida falou ainda da atividade operacional e dos três veículos que foram benzidos nesse dia, um dos quais o primeiro da história da corporação: o veículo de combate a incêndios. “Inauguramos três veículos novos e um veículo recondicionado. Dois novos veículos de transporte de doentes não urgentes e o primeiro veículo de combate a incêndios da história da associação. Em 102 anos, é a primeira vez que temos um veículo desta capacidade. Este feito só é possível graças aos bombeiros, à direção, à comunidade que permitiu tornar realidade este sonho”, referiu.

José Pinheiro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Entre-os-Rios, destacou o “orgulho” por presidir a uma instituição centenária, recordando todos aqueles que contribuíram para a sua história, assim como todos aqueles que a ela se dedicam todos os dias, com “entrega e determinação”, pelo bem comum.

“Temos conseguido dar continuidade ao legado que nos foi deixado para construir um futuro mais sólido, com meios diferenciados, mais e melhores condições para os bombeiros e para a comunidade”, assegurou.

Rodrigo Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara de Penafiel, também marcou presença na cerimónia e ressalvou a entrada de oito novos elementos para o corpo ativo, assim como os veículos que reforçaram o parque automóvel da corporação. “Foram capazes de mobilizar diferentes atores e agentes, a comunidade para fazer face a esta que é uma necessidade. Esta estratégia aproxima a população dos bombeiros. É uma estratégia que deve ser valorizada”, frisou.

Destacando a “relação de proximidade” que a autarquia tem mantido com as corporações de bombeiros, o vereador assegurou que a Câmara Municipal irá dar a sua ajuda, “como lhe compete”, “para apoiar na aquisição do VUCI”.

“Esta linha que a câmara tem seguido para com os bombeiros é uma linha que tem corrido bem. A proximidade com as associações é vital a par da valorização do voluntariado com várias medidas que o município tem implementado, nomeadamente a atribuição de uma bolsa de estudo pela condição de ser bombeiro que permite aos soldados da paz que permite atribuir um determinado valor aos bombeiros das corporações do concelho que estudem numa universidade. Dispomos, também, de equipas profissionais nas três corporações e é neste equilíbrio que procuramos apoiar as coletividades”, concluiu.

A sessão contou ainda com a presença do comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros, do presidente do Conselho Fiscal da Liga dos Bombeiros, Luís Elias, e do vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, José Gonçalves Oliveira.

 

Exit mobile version