Site icon Imediato – Jornal Regional

Aqueduto de Bustelo passa a ser património público

aqueduto

 

O Aqueduto de Penafiel passa agora a integrar o património público, após décadas de permanência em esfera privada, graças à intervenção da Câmara Municipal de Penafiel, que garantiu a sua cedência ao Município. Trata-se de um marco histórico e identitário do concelho, cuja preservação representa um passo importante na valorização do património local.

Este aqueduto é um dos elementos patrimoniais do Mosteiro de São Miguel de Bustelo, classificado como Imóvel de Interesse Público, cujo conjunto monacal se destaca pela sua importância histórica, arquitetónica e cultural, com origens documentadas desde o século XI.

A integração do aqueduto no património municipal representa o culminar de um processo conduzido diretamente pelo Presidente da Câmara Municipal, que nas últimas semanas assumiu uma intervenção firme e determinada, no seguimento da derrocada parcial registada devido ao mau tempo.

“Com esta doação, o Aqueduto de Bustelo passa finalmente a estar sob a responsabilidade direta do Município. É um passo histórico, que garante capacidade de intervenção, conservação e valorização deste monumento”, referiu Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “desta forma, estamos a proteger o nosso património e a assegurar a preservação deste aqueduto que tem muito significado junto da comunidade”.

A autarquia tem vindo a trabalhar em estreita articulação com as entidades nacionais responsáveis pela área do património, nomeadamente o Património Cultural I.P. e a CCDR-N – Cultura, no sentido de preparar a intervenção a realizar no monumento. Encontra-se em desenvolvimento um projeto de conservação e recuperação de património, garantindo uma abordagem técnica rigorosa, adequada às exigências de proteção deste bem histórico.

“Deixamos um agradecimento público aos proprietários, António Manuel Sousa Pereira e Maria da Graça Sousa Pereira, pela disponibilidade e sensibilidade demonstradas ao permitir que este monumento passe a ser público e de todos os Penafidelenses. Passado um mês do mandato autárquico, esta é uma notícia que nos deixa particularmente felizes. Falamos de um património de enorme valor histórico e simbólico para Penafiel, que representa muito para a nossa comunidade e que, finalmente, poderá ser requalificado.”, reforçou o Presidente.

Este é mais um passo no compromisso da Câmara Municipal com a preservação da memória coletiva de Penafiel e a valorização dos elementos patrimoniais que contam a história do concelho, reforçando a ligação entre passado, presente e futuro da comunidade

Exit mobile version