Site icon Imediato – Jornal Regional

Ajuste de contas

Abril / Poesia / Ranking / Geração / Saramago / Opinião: Notre-Dame / Memória / Música / As lágrimas da filha de Alexei… /Lusíadas / Agora / Optimista / Contas / Centenário / Fazer / Eleições / Livros / Evolução / Ingrato / Aqui / Professor / Rotina / Regresso; Leitura; Cravos; Lição, Vacinas, Cultura/ Professores

Às vezes apetece-me falar, escrever, dizer o que penso mas logo concluo que adianta pouco dizer o que se pensa porque o que se pensa tem de ser, tantas vezes, apagado!

Fizeram-se as listas de deputados, como quiseram, como entenderam ser melhor e, nesse caminho, apetece perguntar: A próxima Assembleia da República vai ser mais culta, mais competente, mais devotada ao interesse público? Claro que não… Olham-se essas listas e fica fácil concluir que a qualidade do pessoal político vai continuar a degradar-se e, entre as várias razões que o explicam, depreende-se que as escolhas de deputados se tornaram um lamentável ajuste de contas… Isso mesmo! Falo, escrevo assim porque há situações que é preciso analisar.

Quando, por exemplo, há um político com a craveira de Francisco Assis, que fica sem lugar nas listas do PS, cheias de ministros e ministras sem outro mérito político se não o de existirem ou o de terem estado lá, pode depreender-se que o critério das escolhas deixou de ser o interesse do país para se tornar uma espécie de exibição de poder de um líder e da “tralha” que anda à sua volta… Foi quase sempre assim, agora está bem pior…

Bem sei ou também dou conta, o ajuste de contas entrou na quase irracionalidade e isto não é bem a democracia…

Pela idade, pela experiência, sempre soube que as escolhas de deputados sempre estiveram entre o prémio à lealdade e a punição do próprio pensamento. Há muito pouco respeito pela diferença! Eu própria, há muitos anos, fui colocada numa lista de candidatos a deputados pelo distrito do Porto e recusei… Por qual a razão o terei feito? Alguém se lembra disso?

Habituámo-nos a ver nos grandes Partidos um acolhimento exagerado pelas “aves” que aparecem inesperadamente ou pelos que se mostram e seguem respeitosamente um líder. Nunca gostei, nunca apreciei essa táctica e por isso, hoje, sinto-me mais decepcionada e quase sem saber como irei votar…

Nem António Costa nem Rui Rio me parecem empenhados em chamar os melhores para o seu serviço. Sem essas pessoas como Assis ou Cecília Meireles, entre outros, o Parlamento ficará mais pobre e isso é um sinal muito preocupante para a democracia. Estamos mal, ficaremos pior ainda!

Acabei de ler alguns textos pertinentes sobre o filósofo Platão e encontrei aí algumas respostas para as grandes questões do homem, hoje. Não posso deixar de transcrever uma frase que sempre me pareceu soberana: “O saber ao poder!”

Foi e terá de ser sempre assim: só o conhecimento legitima o exercício do poder e só quem se dedica a ele merece governar…

É sempre assim ou deveria ser assim. Mas não é. Não são os melhores que ganham. Cada vez mais, a democracia mostra que o poder se coloca nas mãos de uma  maioria incompetente. Não fazer, não saber fazer, não pedir ajuda, não colaborar, não impedem de chegar ao cúmulo da ambição e são etapas que só os mais atrevidos conseguem. Porque vale quase tudo, também se tornou fácil, mesmo em democracia, que se façam ajustes de contas!

Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Exit mobile version