Site icon Imediato – Jornal Regional

Aberto concurso público para mais um quilómetro do IC35 em Penafiel

IC35a

Lançada a empreitada do nó de Rans do IC35

O concurso público para a construção de mais um quilómetro do IC35, em Rans, no concelho de Penafiel, foi publicado ontem em Diário da República. A obra, reclamada há décadas para melhorar a segurança rodoviária na EN 105, vai representar um investimento de sete milhões de euros e deve estar concluída em cerca de um ano e meio.

O novo troço que agora entra em concurso, irá fazer a ligação entre o atual término da primeira fase do IC35, inaugurado e aberto ao tráfego a 1 de julho de 2024 e a EN 106, na freguesia de Rans, junto ao cruzamento da Vila Só. “É com satisfação que vemos abrir este concurso, porque os primeiros quilómetros do projeto terminavam numa estrada sem continuidade e agora vamos passar a ter esta ligação a Rans”, referiu Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que encara este concurso agora lançado “com sentido de responsabilidade e realismo”

Esta nova empreitada, que terá um investimento de cerca de 7 milhões de euros e vai acrescentar mais um quilómetro ao traçado, vai permitir completar a primeira fase do IC35, com cerca de 7 quilómetros, que já se encontra executada e assegura a ligação entre a Estrada Nacional 15 e a freguesia de Rans. O concurso agora lançado, vai garantir a ligação do nó de Rans à rede viária nacional, resolvendo uma necessidade funcional importante em termos de mobilidade e segurança rodoviária.

Apesar de reconhecer que se trata de “mais um passo necessário, mas não é suficiente”, Pedro Cepeda afirma que “para Penafiel e para a região, aquilo que é verdadeiramente estruturante é a concretização do IC35 na sua totalidade, com o avanço da segunda fase da ligação entre Rans e Entre-os-Rios. Só assim esta infraestrutura cumprirá plenamente a sua função: servir as populações do sul do concelho, reforçar a coesão territorial e criar melhores condições para o desenvolvimento económico e social da região”.

Segundo Pedro Cepeda, a autarquia tem mantido “um trabalho permanente e construtivo com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação e com as Infraestruturas de Portugal, no sentido de serem acelerados os procedimentos necessários para o lançamento do concurso da segunda fase do IC35, um investimento estimado em cerca de 100 milhões de euros”. “E o Governo está empenhado para que possa ser lançado o concurso ainda este ano”, concluiu.

Exit mobile version